terça-feira, 15 de novembro de 2016

Discutindo o Jornalismo Online

Ismael Nafría, durante o Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital, 
resume as lições aprendidas no ISOJ. Foto Mary Kan/Centro Knight.


O advento do mundo digital como uma extensão de nossa realidade analógica, concreta trouxe junto com suas facilidades e inovações, seus desafios. Esse universo infinito, atemporal e ubíquo existe em constante transformação exigindo versatilidade e rápida capacidade de adaptação para todos que trabalham e vivem nele.

Novas formas de existência, relacionamento e comunicação geraram novas linguagens e consequentemente, novas mídias e formas de jornalismo. A comunicação de massa ganha uma dinâmica diferente.

Nos dias 15 e 16 de abril desse ano, na cidade de Austin, Texas, aconteceu a 17ª edição do Simpósio Intenacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês) onde foram discutidas importantes questões sobre os meios digitais.

O jornalista Ismael Nafría apresentou 14 lições ou conclusões que foram intensamente debatidas pelos participantes do simpósio.

Dentre eles, destaco algumas como a publicidade, tão evitada pelos usuários das redes que, geralmente, é vista como algo incomodativo se torna um dos maiores desafios uma vez que ainda é a principal via de renda e os móveis como um dos principais meios de acesso às notícias.
Você pode conferir todas as 14 lições e a reportagem completa feita pelo jornalista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário