Ismael Nafría, durante o Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital,
resume as lições aprendidas no ISOJ. Foto Mary Kan/Centro Knight.
O advento do mundo digital como uma extensão de nossa
realidade analógica, concreta trouxe junto com suas facilidades e inovações,
seus desafios. Esse universo infinito, atemporal e ubíquo existe em constante
transformação exigindo versatilidade e rápida capacidade de adaptação para
todos que trabalham e vivem nele.
Novas formas de existência, relacionamento e comunicação geraram
novas linguagens e consequentemente, novas mídias e formas de jornalismo. A
comunicação de massa ganha uma dinâmica diferente.
Nos dias 15 e 16 de abril desse ano, na cidade de Austin,
Texas, aconteceu a 17ª edição do Simpósio Intenacional de Jornalismo Online
(ISOJ, na sigla em inglês) onde foram discutidas importantes questões sobre os
meios digitais.
O jornalista Ismael Nafría apresentou 14 lições ou
conclusões que foram intensamente debatidas pelos participantes do simpósio.
Dentre eles, destaco algumas como a publicidade, tão evitada pelos usuários das redes que, geralmente,
é vista como algo incomodativo se torna um dos maiores desafios uma vez que
ainda é a principal via de renda e os móveis
como um dos principais meios de acesso às notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário